segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS CULTURAIS

Ao analisar espaços de uso coletivo, como os centros culturais, com grande diversidade de freqüentadores. Deve-se compreender as limitações e necessidades apresentadas  por  uma  parcela destas.
Os centros culturais são edifícios que abrigam e divulgam ,em um único espaço diversas expressões culturais ,contribuindo com a contemplação da cultura por toda a sociedade. Porém a maioria destes espaços não são edificados de acordo com as necessidades humanas, e na maioria das vezes são construções antigas de casarões que se tornam patrimônio material de alguma localidade ;baseando-se nesta afirmação o projeto de Acessibilidade no Espaço pasárgada se torna limitado,pois não se pode modificar um espaço tombado .Pensando sob este aspecto, o projeto de inclusão e acessibilidade do” Espaço Pasárgada “é direcionado aos  deficientes  auditivos e visuais.Há um enorme leque de público com necessidades especiais, que não visitam espaços culturais por falta de equipamentos de acessíbilidade .
Segundo último censo do IBGE, de 2000, 34,5 milhões, ou cerca de 20% da população do País, têm algum tipo de deficiência. Desses, apenas 3,2 milhões estão na escola. Grande parte dos deficientes do País (9,8% da população brasileira) tem algum tipo de deficiência visual, diz o censo; outros 4,7%, motora. São os dois maiores índices de deficiência presentes no País e em Pernambuco 14,5% da população sofrem com alguma deficiência.A  federação de cegos de Pernambuco estima que há cerca de 19,8% pessoas com deficiência Visual no Estado e 300mil deficiente auditivos.
É necessário que saibamos reconhecer uma pessoa com deficiência. antes de qualquer coisa,pergunte se ela precisa de ajuda e como você pode ajudar.caso ela não aceite seu oferecimento,não faça julgamentos, respeite seu desejo e entenda que ela também pode  não precisar.O projeto de acessibilidade no Espaço Pasárgada visa gestos simples ,pequenos cuidados e atenção fazendo grande diferença na vida dos deficientes auditivos e visuais.
Para o projeto sair do papel é necessário conhecer um pouco do mundo dos deficientes Auditivos e Visuais. O deficiente Auditivo em geral ,têm dificuldades de comunicar-se através da fala ,utilizando-se da língua de sinais e linguagem de gestos.Os deficientes Visuais em geral,usam uma bengala e é muito fácil a comunicação com eles .Muitas vezes,têm dificuldades de orientar-se em lugares desconhecidos ,de atravessar uma rua ,de encontrar o local exato onde querem ir.
O Espaço Pasárgada é uma construção em estilo neoclássico e é voltada para eventos literários e pedagógicos ,exclusivamente  falando de Manuel Bandeira e é neste pré-suposto que o projeto basea-se para trazer os deficientes Audiovisuais para o mundo do Poeta. Que eles tenham o direito e o prazer de desfrutar da casa de Manuel Bandeira e levar aos seus essa nova oportunidade de fazer parte da cultura literária de Pernambuco conhecendo as  obras  e poemas  com  total acessibilidade .participando de oficinas literárias,apresentações poéticas,teatrais,musicais e dançante que vai contar com a participação do grupo de Dança Etc..e Tal do produtor Marcos Sena,e o intuito desse projeto também é levar o Espaço Pasárgada as associações e escolas de portadores de deficiência para assim fazer a Inclusão social e pedagógica para aqueles que não tenham condições de sair de sua entidade.Para o projeto de Acessibilidade acontecer  o Espaço Pasárgada  contará com equipamentos que facilitaram  a comunicação  entre os atores ,e com parcerias com entidades que assistam os deficientes Audiovisuais.
E em um país onde aproximadamente 20% da população possuem algum tipo de deficiência se faz cada vez mais necessário discutir a questão da inclusão social das pessoas com deficiência.O processo de inclusão tem que ser amplo e alcançar todos os setores da vida dessas pessoas.E foi pensando nesta inclusão que hoje se faz uso de novas tecnologias assistivas que proporcionam mobilidade,independência e bem –estar para as pessoas que possuam algum tipo de deficiência e são essas novas tecnologias assistivas que vão fazer parte do projeto no Espaço Pasárgada








Nenhum comentário:

Postar um comentário